segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O que a Bíblia DIZ sobre o ADULTÉRIO

LEIA

Exo 20:14; Lev 20:10-12; Deu 22:22; Pro 2:16,18-19; 5:3-4; 6: 27-33; 9:13-18; Mat 5:28, 32; Gal 5:19,21;



Não adulterarás. (Êxodo 20:14)

Também o homem que adulterar com a mulher de outro, havendo adulterado com a mulher do seu próximo, certamente morrerá o adúltero e a adúltera. E o homem que se deitar com a mulher de seu pai descobriu a nudez de seu pai; ambos certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles. Semelhantemente, quando um homem se deitar com a sua nora, ambos certamente morrerão; fizeram confusão; o seu sangue será sobre eles. (Levítico 20:10-12)

Quando um homem for achado deitado com mulher que tenha marido, então ambos morrerão, o homem que se deitou com a mulher, e a mulher; assim tirarás o mal de Israel. (Deuteronômio 22:22)

Para te afastar da mulher estranha, sim da estranha que lisonjeia com suas palavras; Porque a sua casa se inclina para a morte, e as suas veredas para os mortos. Todos os que se dirigem a ela não voltarão e não atinarão com as veredas da vida. (Provérbios 2:16,18-19)

Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais suave do que o azeite. Mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes. (Provérbios 5:3-4)

Porventura tomará alguém fogo no seu seio, sem que suas vestes se queimem? Ou andará alguém sobre brasas, sem que se queimem os seus pés? Assim ficará o que entrar à mulher do seu próximo; não será inocente todo aquele que a tocar. Não se injuria o ladrão, quando furta para saciar-se, tendo fome; E se for achado pagará o tanto sete vezes; terá de dar todos os bens da sua casa. Assim, o que adultera com uma mulher é falto de entendimento; aquele que faz isso destrói a sua alma. Achará castigo e vilipêndio, e o seu opróbrio nunca se apagará. (Provérbios 6:27-33)

A mulher louca é alvoroçadora; é simples e nada sabe. Assenta-se à porta da sua casa numa cadeira, nas alturas da cidade, E põe-se a chamar aos que vão pelo caminho, e que passam reto pelas veredas, dizendo: Quem é simples, volte-se para cá. E aos faltos de entendimento ela diz: As águas roubadas são doces, e o pão tomado às escondidas é agradável. Mas não sabem que ali estão os mortos; os seus convidados estão nas profundezas do inferno. (Provérbios 9:13-18)

Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. (Mateus 5:28)

Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério. (Mateus 5:32)

Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. (Gálatas 5:19, 21)

O que a biblia diz sobre masturbação

Deus é o Criador e Mantenedor da vida. Ele fez o homem. É dEle o projeto do corpo humano, e certamente as alterações que se fizeram necessárias após o pecado também foram planejadas e providas por Ele. Dessa forma é preciso entender que as coisas naturais do corpo, as leis da natureza, entre as quais a lei da física, por exemplo, provém do mesmo Deus, que tudo Cria e tudo controla.

Nem todas as coisas estão escritas na Bíblia, diretamente. Se você ler os últimos capítulos do Livro de Jó, quando Deus começa a responder diretamente, verá como Ele se manifesta como criador de Tudo, e controlador do mundo, mesmo após o pecado.

Certamente, o corpo do homem precisa da polução noturna, para esvaziar o saco escrotal. É que o homem vai fazendo um depósito de líquido seminal para que, na ocasião oportuna, possa haver líquido suficiente para, juntamente com os espermatozóides, formar o sêmen e o jato ser forte. Se não for forte, não consegue alcançar o óvulo, no interior do corpo feminino.

Quando não há relação sexual, o corpo precisa eliminar esse líquido seminal acumulado. Como esse líquido não é reabsorvido pelo organismo, como outras substancias, deve sair. E por isso as ereções noturnas.

O homem, como você deve saber, tem várias ereções durante o dia. E a maioria delas ocorre durante a noite. E nalgumas delas resulta uma ejaculação libertadora de sêmen acumulado.

A Bíblia foi dada ao homem com o propósito de revelar o Criador, Senhor e Salvador da humanidade. Seu propósito é nossa salvação. Nem todas as coisas da vida estão relatadas na Bíblia, até porque o mundo sofre mudanças de tempos em tempos.

Eu costumo entender a Bíblia, entre outras formas, como a Constituição. Ela é uma linha mestra, condutora e que trata de assuntos de forma genérica. Seu objetivo é tratar do essencial, e no caso da Bíblia o essencial é revelar Deus, e Seu plano para nos resgatar do pecado.

Cada pessoa tem uma realidade diferente. Portanto, para cada pessoa, individualmente, a Bíblia vai ensinar coisas diversas.

Não quero eu dizer que a Bíblia deve ser manipulada por cada um, mas que a cada um ela toca e ensina de acordo com a experiência especial da vida de cada um.

Por exemplo: a Bíblia diz para eu não ter outros deuses diante do Senhor. Para mim, outro deus pode ser meu trabalho, mas pra você pode ser a música, por exemplo, entende?

A Bíblia nos chama a cuidarmos de não nos inflamarmos sexualmente, não darmos espaço a sensualidade. É que ela nos desvia do Senhor, nos concentra na satisfação do prazer como se fosse a coisa mais importante do mundo. Mas também as pessoas tem diferentes níveis de sensualidade, e o que pode ser complicador pra mim, pode não ser pra você...

É por isso que Paulo diz que "tudo me é lícito, mas nem tudo me convém".

Fico feliz porque você tem feito essas descobertas e que tem entregado sua vida ao Senhor. Espero que você continue crescendo em sabedoria e graça diante dEle!

Embora muitos profissionais de saúde se coloquem favoráveis à prática da masturbação, seria interessante que você soubesse o que Deus pensa a esse respeito. Partindo da verdade de que somos seres criados por Deus, acreditamos que Ele sabe perfeitamente os pontos vitais e estilos de vida que trazem vigor ou enfraquecem nossa mente e personalidade.

A masturbação é considerada como uma fragilização dos princípios morais que em conflito com a transigência espontânea (condescendência) arraigada na pessoa, torna a natureza inferior como predominante sobre a natureza superior.

Uma escritora sobre o assunto, Ellen White, diz, "Quando os jovens adotam práticas de masturbação, ou outras, enquanto o espírito é ainda novo e jovem, poderão ter sérios problemas em desenvolver plena e corretamente a personalidade física, intelectual e moral”.

O problema se instala porque a prática da masturbação afeta os sensitivos nervos do cérebro, os quais perdem seu saudável tono devido à excitação mórbida para satisfazer um desejo não natural de satisfação sensual.

"Seja o que for que perturbe a circulação das correntes elétricas no sistema nervoso diminui a resistência das forças vitais, resultando no amortecimento das sensibilidades da mente”. (E. White, Conselhos sobre Saúde, pág. 616).

Nosso corpo na verdade não nos pertence.

"Vocês não sabem que o corpo é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, pois Deus os comprou e pagou o preço. Portanto usem os seus corpos para a glória dele”.
I Coríntios 6: 19 e 20. A Bíblia na Linguagem de Hoje

"Alguns reconhecerão o mal das condescendências pecaminosas, todavia se desculparão dizendo que lhes é impossível vencer as paixões”. (E. White, Conselhos sobre Saúde, pág. 617).

Isto não precisa ser assim. Deus em sua palavra nos dá muitas promessas que nos asseguram de seu poder em nos tornar vitoriosos no presente, além de sua boa vontade em perdoar nosso passado.

(Isaías 27:5) - Que os homens se apoderem da minha força e façam paz comigo; sim, que façam paz comigo.

(1João 1:9) - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

(João 1:12) - Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome;

Lembre-se: Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade. (FP 2:13) Mas Deus não força a ninguém. A decisão pessoal de agradar a Deus é o ponto de partida para que Ele possa conceder a vitória tão almejada.

Entregue cada aspecto de sua vida à Deus. Diga: “Senhor quero fazer somente a Tua vontade, pois sei que é o melhor para mim”.

Abaixo, algumas providências que podem ser tomadas pela pessoa que deseja superar o hábito da masturbação.

1. Use o recurso da oração.
Peça a Deus para dar-lhe a vitória. Demore-se não em suas falhas pessoais mas no poder de Deus. Demore-se em meditar sobre a bondade de Deus e louvá-lo pelas bênçãos que ele tem derramado em sua vida.

2. Demore-se apenas em pensamentos e informações puras.
As literaturas bem como os programas que você assiste devem ser os mais culturais e sadios. Isto para que não venham a minar sua resistência física, intelectual e moral. Os contatos

3. Cuide com os tipos de carícias e a quantidade do envolvimento físico com sua namorada.
Quanto mais excitantes forem as carícias e contatos físicos com sua namorada mais dificuldade você terá com as resultantes dores nos testículos. Dediquem mais tempo em conhecerem um ao outro do que em conhecerem e explorarem o corpo um do outro.

4. Utilize alimentos no estado mais natural possível, evitando os derivados animais.
O regime alimentar deve ser o mais simples, livre de excesso de condimentos. Abundante uso de cereais e frutas, preparados sem gorduras e ingeridos no estado mais natural possível, serão importantes para uma mudança em termos de qualidade de vida.

É importante diminuir o uso de alimentos de origem animal tais como ovos e principalmente a carne. Estes alimentos contém estimulantes que aumentam o desejo por práticas sexuais. A satisfação do paladar deve levar em conta a saúde física, intelectual ou moral. Alimentos de origem animal, com alto teor de proteínas, podem ser substituídos com vantagens por outros de origem vegetal (nozes, castanhas, feijões, etc.).

5. Procure praticar algum esporte, para obter melhor condicionamento físico.
A prática habitual de exercícios físicos não somente fortalece o corpo mas também fortalece a mente para escolher propósitos mais nobres. Alguns esportes como a natação ou até mesmo longas caminhadas, são excelentes.

6. Dedique tempo em servir aos semelhantes.
Quando esquecemos um pouco nossos projetos e nos dedicamos a satisfazer as necessidades daqueles que estão ao nosso redor fazemos grande bem a nós mesmos pois substituímos os hábitos egoístas e sensuais por hábitos de bondade e benevolência.


A vitória sobre a masturbação não é fácil mas pode ser conseguida. Partilhe sua luta com Jesus. Você perceberá que com ele você pode libertar-se de qualquer hábito escravizador e ser plenamente feliz!

(Raphael Guaraci Luiz Camargo
EQUIPE DE CONSELHEIROS BÍBLIA ONLINE)

O que a Bíblia DIZ sobre a FORNICAÇÃO

LEIA:

Deut 22:20-21; Job 31.1; Acts 15:20,29; 1Cor 5:1-13; 6:9-10,13,15,18; Gal 5:19,21; Eph 5:5,8,11-12;1Tim 1:10; Heb 12.16; Apo 21.8.

Porém se isto for verdadeiro, isto é, que a virgindade não se achou na moça, 21 Então levarão a moça à porta da casa de seu pai, e os homens da sua cidade a apedrejarão, até que morra; pois fez loucura em Israel, prostituindo-se na casa de seu pai; assim tirarás o mal do meio de ti. (Deuteronômio 22:20-21)

Fiz aliança com os meus olhos; como, pois, os fixaria numa virgem? (Jó 31:1)

Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue. (Atos 15:20)

Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá. (Atos 15:29)

1 ¶ Geralmente se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem abuse da mulher de seu pai. 2 Estais ensoberbecidos, e nem ao menos vos entristecestes por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação. 3 Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já determinei, como se estivesse presente, que o que tal ato praticou, 4 Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo, 5 Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus. 6 Não é boa a vossa jactáncia. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa? 7 ¶ Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. 8 Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade. 9 ¶ Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem; 10 Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo. 11 Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais. 12 Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro? 13 Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo. (1 Coríntios 5:1-13)

9 ¶ Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? 10 Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. (1 Coríntios 6:9-10)

13 Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo. 15 Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo. 18 Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. (1 Coríntios 6:13,15,18)

19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, 21 Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. (Gálatas 5:19, 21)

5 Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. 8 Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz 11 E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as. 12 Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe. (Efésios 5:5, 8,11-12)

Para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina, (1 Timóteo 1:10)

E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura. (Hebreus 12:16)

Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. (Apocalipse 21:8)

(ESTUDO RECEBIDO DE
Hélio de Menezes Silva)