terça-feira, 17 de novembro de 2009

O Altar (1 Reis 18.30 a 39)

Caros irmãos, este estudo que segue tem a finalidade de levar-nos a refletir sobre o nosso Altar, uma vez que é nele que é feita a adoração, o sacrifício e Deus, e também é nele que Deus demonstra sua Glória em nossas vidas. Veja como um Altar bem estruturado pode fazer toda a diferença Depois do povo de Deus ter passado por uma perseguição muito grande, somente o profeta Elias sobrou, diante de quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal, então Elias reuniu o povo e fez a seguinte proposta: vocês preparam um altar ao vosso deus e coloca sobre ele um bezerro como oferta em holocausto, e eu oferecerei outro bezerro ao meu Deus em holocausto, mas há de ser que o deus que responder com fogo e queimar a vítima sobre o altar Serpa o Deus, e todo o povo deverá adorá-lo, e o povo achou a proposta boa.

Assim sendo Elias disse aos profetas que escolhessem o bezerro e preparassem para que oferecessem primeiro em virtude de serem muitos, então os profetas de Baal prepararam o altar ao seu deus e começaram a clamar, e nada de resposta, começaram a sacrificar-se retalhando seus próprios corpos com navalhas presas em cordas que eram arremessadas contra seus corpos e nada de resposta, então o profeta Elias vendo a angustia dos profetas de Baal diante do altar sem resposta, começou a zombar deles dizendo: Clamem mais alto, talvez esteja dormindo, ou quem sabe esteja viajando vamos! Clamem mais alta quem sabe o vosso deus esteja ocupado com outros afazeres.

Mais nada de resposta e eles começaram a desanimar, vendo que a resposta não vinha desistiram. Então Elias disse ao povo: Chegai-vos a mim, e o povo se chegou a ele; e o homem de Deus começou a reparar o altar que estava quebrado. Elias tomou doze pedras, que correspondiam às doze tribos de Israel. E com aquelas pedras edificou o altar em nome do Senhor, arrumou a lenha e dividiu o bezerro em pedaços e colocou sobre o altar, e mandou que enchessem quatro cântaros de água e os despejassem sobre o holocausto e sobre a lenha, de maneira que a água corria ao redor do altar, e como se não bastasse mandou que cavassem uma vala em volta do altar e encheu de água. E, seguida após ter oferecido a oferta de manjares, o profeta Elias orou ao Senhor Deus de Abraão, Isaque e Jacó dizendo: Manifesta-se Senhor mostrando que hoje o Senhor é o Deus em Israel, e que este povo sabia que eu sou teu servo, e que todas as coisas acontecem pela tua palavra. Então, caiu fogo do céu da parte do Senhor e consumiu o holocausto, e a lenha e as pedras, e o pó, e ainda lambeu toda a água que estava na vala. E o povo vendo isto, caiu com seu rosto em terra e declarou só o Senhor é Deus em Israel. Tudo isto foi possível porque ali estava um homem de Deus, que teve a preocupação de reparar o altar do Senhor de forma que o sacrifício ali oferecido chegasse à presença de Deus, como oferta santa e agradável aos olhos do Todo Poderoso. Antes de oferecer ao Senhor o teu sacrifício lembre-se: Como está o teu altar?

Não esqueça caro amigo este exemplo magnífico de visão do homem de Deus, não basta oferecer, não basta saber como oferecer, tem que ter um altar ordenado, arrumado e apto, afinal o Deus a que servimos é um Deus ordeiro, amoroso e pronto a honrar aqueles que depositam toda confiança Nele, mesmo que isto represente enfrentar de uma vez 400 profetas do deus estranho. Confie, Clame, Ore e Adore a Deus, que com certeza seu altar receberá o fogo de Deus !

Pastor Miguel D. de Lara
pastoreando a Igreja Evangélica Assembléia de Deus
de Jd. Monte Santo - Almirante Tamandaré