terça-feira, 8 de abril de 2008

A Eternidade


O que Deus tem preparado para nós só pode ser algo que ainda não pode ser descrito ou decifrado humanamente em palavras, como o próprio apóstolo Paulo nos disse em 1 Coríntios 2:9:

"Mas, como está escrito:As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem, são [todas] as [coisas] que Deus preparou (fez e as deixou prontas) para os que o amam [que são aqueles que O mantêm em profunda reverência em amor, obedecendo-O prontamente e, com ações de graça, reconhecendo os benefícios que Ele os deu por honra]."

Se é que teríamos condições de descrever tudo isso, diríamos que se trata de uma felicidade eterna. Alguns autores definem a Eternidade como um momento infindável de felicidade. Mas não é somente um momento, mas sim um local físico de infindável felicidade. Haverá, então, uma dissolução dos céus e terra atuais no final do Milênio, conforme apontam as escrituras em:

  • Isaías 65:17
    "Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão."
  • Isaías 66:22
    "Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o Senhor, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome."
  • 2 Pedro 3:13
    "Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça (retidão, libertação do pecado e assentado à direita com Deus)."

Mais especificamente em 2 Pedro 3:7-13, a Palavra afirma que céus e terra atuais serão então consumidos pelo fogo e darão lugar a um novo céu e uma nova terra para que o estado eterno se inicie oficialmente:

"Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam (se reservam) para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios. Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo (extraordinariamente paciente) para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão (desaparecerão) com grande estrondo, e os elementos [materiais do universo], ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas [cada um de vós] vos convém [neste momento] ser em santo trato, e piedade, Aguardando (esperando e trabalhando nesse sentido), e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos [materiais do universo], ardendo, se fundirão? Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça (retidão, libertação do pecado e assentado à direita com Deus)."

O apóstolo João recebe a visão dos detalhes do esplendor que será a Eternidade, conforme Apocalipse 21:1-4:

"E vi um novo céu (paraíso), e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram (desapareceram), e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará (acampará, fará morada) , e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto (tristeza e luto), nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas."

O que há de mais interessante na Eternidade é o fato de que não haverá mais um Templo, um Tabernáculo físico que serviria para a habitação de Deus entre os homens, mas a face de Deus estará por todo lugar, seja no céu novo, seja na terra nova. Será mais uma demonstração da Onipresença do Pai. É exatamente o sentido de Apocalipse 21:3: "Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens...". Cada detalhe, cada milímetro de cada lugar será preenchido na totalidade da Glória e da Presença de Deus!

Ainda analisando Apocalipse 21:1-4, também não haverá mais morte, luto, dor nem clamor. Veremos o cumprimento completo da segunda parte de 2 Coríntios 5:17:

"...as coisas velhas [espirituais e morais] já passaram; eis que tudo se fez novo."

É claro que 2 Coríntios 5:17 também está no contexto daquele que é transformado aqui na terra à medida em que ele caminha com Cristo. Mas veremos novamente isso se cumprir para todas as coisas, inclusive as físicas no planeta.

Mas a descrição do que não haverá na Eternidade não pára por aí. Continuando Apocalipse 21 e 22:

  • Apocalipse 21:1: Não haverá mais o mar
    "E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram (desapareceram), e o mar já não existe."
  • Apocalipse 21:81: Não haverá mais pecadores
    "Mas, quanto aos tímidos (covardes), e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicários, e aos feiticeiros, e aos idólatras (aqueles que dão suprema devoção a qualquer coisa ou qualquer ser que não seja Deus) e a todos os mentirosos (aqueles que conscientemente pregam a mentira por atos ou palavras), [todos esses terão] a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte."
  • Apocalipse 21:13: Não haverá nem sol nem lua
    "E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória (radiância) de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada."
  • Apocalipse 21:27: A Eternidade será imune a contaminações e abominações
    "E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação (coisas impuras, detestáveis, moralmente repugnantes) e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro."
  • Apocalipse 22:3: Não haverá mais nenhuma maldição
    "E ali nunca mais haverá maldição (coisa detestável, faltosa, ofensiva, impura, odiosa ou horrível) contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão [Lhe adorando e Lhe prestando as devidas honras]."

A Eternidade, ao contrário, oferecerá finalmente a reconciliação completa entre o homem e Deus. Em contrapartida com a lista acima, segue uma lista breve do que haverá na Eternidade:

  • Apocalipse 21:3: Haverá comunhão permanente com Deus
    "Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará (acampará, fará morada) , e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus."
  • Apocalipse 21:5: Ocorrerá o cumprimento completo de 2 Coríntios 5:17
    "E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras (precisas, incorruptíveis e dignas de confiança) e fiéis (genuínas)."
  • Apocalipse 21:6: A fonte da água da vida estará presente permanentemente
    "E disse-me [ainda] mais: Está cumprido. Eu [Mesmo] sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte (jorrar) da água da vida."
  • Apocalipse 21:18-21: Riqueza nunca vista antes
    "E a construção do seu muro era de jaspe, e a cidade [em si era] de ouro puro, semelhante a vidro puro. E os fundamentos [das rochas] do muro da cidade estavam adornados de toda a pedra preciosa. O primeiro fundamento [da rocha] era [de] jaspe; o segundo, safira; o terceiro, calcedônia (ou ágata branca); o quarto, esmeralda; O quinto, sardônica; o sexto, sárdio; o sétimo, crisólito; o oitavo, berilo; o nono, topázio; o décimo, crisópraso; o undécimo, jacinto; o duodécimo, ametista. E as doze portas eram doze pérolas; cada uma das portas era uma pérola; e a praça da cidade (a rua principal) de ouro puro, como vidro transparente."
  • Apocalipse 22:5: Luz constante vinda do próprio Deus Pai
    "E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão [como reis] para todo o sempre (pela eternidade das eternidades)."
  • Apocalipse 22:2: A árvore da vida finalmente dará frutos constantemente
    "No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações."

Poderíamos aqui enumerar ainda outros detalhes da descrição da Eternidade. Porém, agora é com você, amado leitor. Sugerimos que você leia Apocalipse 21 e 22 para que você mesmo descubra os outros detalhes e comece a refletir no quanto Deus é maravilhoso e quão grande é Seu amor, a ponto de preparar algo tão lindo e maravilhoso para aqueles que O amam.

Ao final deste estudo, amado leitor, o nosso desejo é que o mesmo seja um instrumento para você se fortalecer e persistir, nunca desviar ou desistir do Evangelho. O objetivo do Ministério Tempo do Fim é alertar a Noiva de que ela precisa ser restaurada, curada e adornada adequadamente para receber o Noivo (Jesus Cristo) dignamente. Ora, Ester não passou um ano se adornando para receber bem o rei Assuero (Ester 2:12)? O livro de Ester é exatamente uma figura do que a Noiva de Cristo tem que fazer no final dos tempos.

Existem oposições satânicas contra os que amam a Deus? Claro que existem. Existem aqueles que têm a motivação errada no Evangelho e correm atrás dos títulos de pastores, apóstolos etc. em vez de seguirem o modelo de esvaziamento de Jesus (Filipenses 2:5-6)? Claro que existem. Como existem aqueles que centram a Igreja em si mesmos, considerando-a um "bom negócio" em vez de centrarem-na em Jesus Cristo, o firme fundamento (1 Coríntios 3:11). Uma Noiva assim não tem condições de receber o Noivo dignamente. Definitivamente, Jesus é o cabeça da Igreja, e nós somos o Corpo. A cabeça não opera sozinha, bem como o Corpo sem uma cabeça nada faz por si mesmo.

Mas se lutarmos nesse sentido de curar a Noiva, se nos humilharmos como Igreja diante de Deus pedindo perdão a Ele, se persistirmos custe o que custar, se proclamarmos o Reino de Deus aqui na terra, e tomarmos o Reino de Deus à força (Mateus 11:12), aí sim poderemos nos apropriar do que está escrito em Romanos 8:37:

"Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou."

Que Deus abençoe a todos vocês ricamente em Cristo Jesus!

Maranata! Vem Senhor Jesus!

IDOLATRIA

A Idolatria – Estudo
“Portanto, meus amados, fugi da idolatria” (I Co. 10.14)

I – DEFINIÇÃO:
Ídolo – A palavra ídolo vem do grego eidólon, e significa “imagem”. É uma representação artificial de alguma pessoa ou coisa, a qual se usa como objeto de adoração.

Não se encurvar: não fazer gestos como beijar, ajoelhar, dobrar-se, reverenciar, humilhar-se, tocar, etc.

Não servir: prestar homenagem como cânticos, louvores, beijo, petições, procissões, etc.

Semelhança do que há nos céus e na terra: imagens de Deus, Jesus Cristo, Espírito Santo, Anjos e dos que morreram em Cristo.

Idolatria – É o culto que é prestado aos ídolos. A idolatria é o culto prestado à criatura ao invés de ao Criador (Romanos 1.25), seja como culto a deuses pagãos ou a imagens que representem o Senhor.

II – ORIGEM:

Nem a Bíblia, nem a história informam ao certo quando teve início a idolatria. Porém, através das escrituras, conclui-se que ela teve origem no pecado de Adão e Eva. A geração de Enos (filho de Sete, filho de Adão), começou a invocar o nome do Senhor, isto é, a cultuar o Deus verdadeiro, os demais corrompidos pela violência e imoralidade, certamente, criaram para si deuses (ídolos) à semelhança de homens e de animais, para adorá-los. Os israelitas caíram repetidamente nessa última prática. Em Êxodo 32 - Criação do Bezerro de Ouro, enquanto Moisés recebia as Leis do Senhor.

Desde o início se condenou qualquer forma de idolatria. O pecado da idolatria é indiscutivelmente condenado no primeiro e segundo mandamentos em Êxodo 20.3 a 5: “Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; pois eu, o Senhor Teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.” “Na fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagens de escultura nem

Lidiomar
15/05/06
continuação...
estátua, nem poreis figuras de pedra na vossa terra, para inclinar-vos a ela; porque eu sou o Senhor, vosso Deus.:Levítico 26.1; O seu castigo (ler) está claramente determinado em Deuteronômio 4.23 a 28 ; 7.25,26 .

Os profetas sempre falaram contra qualquer tipo de idolatria. No Salmo 115.3 a 8: “O Nosso Deus está nos céus, ele faz tudo o que lhe agrada. Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos do homem. Têm boca mas não falam, têm olhos, mas não vêem; têm ouvidos, mas não ouvem, tem nariz, mas não cheiram; tem mãos, mas não apalpam, tem pés mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem, e todos os que neles confiam”. Ler Isaias 2.8 e Isaías 40.18 a 20 - Em Isaías 42.8, lemos que: “Eu sou o Senhor, este é o meu nome e a minha glória a outrem não a darei nem meu louvor às imagens de escultura”; em Isaias 45.20: “...Nada sabem os que conduzem em procissão suas imagens de escultura”.

Em Isaías 44.6 a 20 e Jeremias 10..3 a 11, verificamos claramente a indignação do Senhor quanto às pessoas que fazem e prestam cultos à imagens fabricadas pelos homens, e posteriormente por eles adoradas, Até as cores das roupas usadas hoje são citadas pelo profeta Jeremias.

O pecado da idolatria era, sob a Lei, castigado com a morte, quer se tratasse do indivíduo “O que sacrificar aos deuses e não só ao Senhor será morto”: Êxodo 22.20, quer de uma comunidade e em Deuteronomio. 13.6 a 11; e o induzidor da idolatria era tratado com igual severidade.

“Gastam o ouro da bolsa, e pesam a prata nas balanças, pagam a ourives e eles fazem um deus, e diante dele se prostram, e se inclinam. Sobre os ombros o tomam e o levam-no, e põe no seu lugar. Ali está, do seu lugar não se move. Se recorrerem a ele, resposta nenhuma dá, e a ninguém livra da sua tribulação. Lembrai-vos disto, considerai, trazei-o à memória, ó rebeldes”: Isaías 46.6-8.

No Novo

Lidiomar
15/05/06
continuação...

testamento, a idolatria tem inquietado os convertidos à religião de Jesus. “Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue”: Atos 15.20 E, enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se comovia em si mesmo, vendo a cidade tão entregue à idolatria”: Atos 17.16. Quando o Cristianismo se tornou dominante na Europa, a idolatria foi proibida por lei, no ano de 324 d.C. Fala-se da avareza, como sendo também idolatria (Colossenses 3.5 comparar com Mateus 6.24).

Para esclarecermos que a adoração e veneração de Maria e dos santos não é justificada e é condenada por Deus, analisaremos alguns textos bíblicos: Em Mateus 4.10; “Então, Jesus lhe disse: Vai-te, Satanás! Pois está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele servirás.” Em João 2.12: “Depois disto desceu para Cafarnaum, com sua mãe, seus irmãos e seus discípulos. E ficaram ali muitos dias.” “Não é este o filho do carpinteiro? E não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, e José, e Simão e Judas?: Mt.13.55. Verificamos nestes textos que Jesus tinha mais irmãos e irmãs, por parte de mãe). Em Atos 10.25 e 26: “Entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo e, prostrando-se a seus pés, o adorou. Mas Pedro o levantou, dizendo levanta-te, que eu também sou homem” Veja em Apocalipse 19.10 e 22. 8, 9 que o mesmo fato se sucede em relação à um Anjo do Senhor. Onde ele deixa bem claro que o único digno de adoração é Deus. Como podemos constatar Maria, os apóstolos, os anjos não aceitaram adoração, pois “Só o Senhor é Deus” (Deuteronômio 4.39), único digno de adoração e louvor.

Em 1 Coríntios 10. 7 e 14 diz: “Não vos façais idólatras, como alguns deles...” “Portanto, meus amados, fugi da idolatria”.

O Apóstolo João nos dá uma grande ordem em 1 Epistola de João 5.21: “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos”.

O Apóstolo Paulo nos mostra o que fazer para

Lidiomar
15/05/06
continuação...

ter direito ao reino de Cristo em Efésios 5.5: “Pois bem sabeis isto; nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus”.

III - PORTANTO EM UMA PEQUENA SÍNTESE A IDOLATRIA CONSISTE EM:

1. Prostrar-se perante imagens e adorá-las: Exodo 20.5; Deuteronômio 5.9; Levítico 26.1; Salmos 115.3 a 8; Isaías 2.8; Isaías 45.18 a 20; Isaías 46.6 a 8; Jeremias 10; etc.

2. Adorar outros deuses: Deuteronômio 30.17; Salmo 81.9; Isaías 40.18 a 20; Mateus 12 46 a 50; At.10.25,26.

3. Adorar os exércitos dos céus (o sol, a lua, as estrelas, os planetas, os astros): Deuteronômio. 4.15 a 19 e 17.3

4. Adorar os animais: Salmo 106.19,20; Romanos 1.23

5. Adorar os demônios: Mateus 4.9,10 ; Apocalipse 9.20

6. Adorar os anjos: Colossenses 2.18. Apocalipse 19.10 e 22.8,9

IV – CONSEQÜÊNCIA DA IDOLATRIA

1 – Perde a comunhão com Deus.“Antes, digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios. Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios”: I Corintios 10.20,21; “Os que se entregam à idolatria vã, abandonam aquele que lhes é misericordioso”: Jonas 2.8. Ler também II Corintios 6.15 a 18.

2- Traz maldição. “Porém a maldição, se não ouvirdes os mandamentos do Senhor, vosso Deus, e vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes”: Deuteronômio 11.28; “Maldito o homem que fizer imagem de escultura ou de fundição, abominável ao Senhor”: Deuteronômio 27.15. “Sejam confundidos todos os que servem imagens de escultura”: Salmos 97.7.

3- Corrupção – “No dia em que o Senhor vosso Deus falou convosco em Horebe, do meio do fogo, não vistes figura nenhuma. Portanto, guardai com

Lidiomar
15/05/06
continuação...

diligência as vossas almas, para que não vos corrompais, fazendo um ídolo, uma imagem de qualquer tipo, figura de homem ou de mulher”: Deuteronômio. 4.15,16.

4- Perde a Salvação e traz a morte eterna - Ler Apocalipse 21.8; Gálatas 5.19 a 21

Gostaria ainda de lembrá-los que a idolatria diz respeito não só a imagens, mas a qualquer pessoa ou objeto que a pessoa coloca à frente de Deus em sua vida, podendo ser até seus pais, marido, mulher ou filhos e amigos. Dê a Deus o devido lugar: o primeiro em tudo. “Buscai , pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”: Mateus 6.33.

Se todas as Bíblias citam os versículos acima, porque as pessoas continuam praticando a idolatria sem conhecimento de que Deus a abomina a ponto de quebrar o relacionamento com ele; de amaldiçoar e condenar à morte as mesmas pessoas pelas quais Jesus morreu na cruz? Alguns poucos, creio, ser por relaxo, comodidade e até falta de compromisso.

Mas, o fato da grande maioria não ter conhecimento, pode ser explicado em alguns versículos que veremos a seguir:

“Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus”: 2Corintios 4.4;

“Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o coração, a fim de que não vejam com os olhos, e compreendam no coração, e se convertam, e eu os cure”: João 12.40;

“E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendeis e vendo, vereis, mas não percebereis. Porque o coração deste povo está endurecido, e ouviu de mau grado com seus ouvidos e fechou os olhos, para que não veja com os olhos, e ouça com os ouvidos, e compreenda com o coração, e se converta, e eu o cure. Mas bem aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem. Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes e não viram,

Lidiomar
15/05/06
continuação...

e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram”: Isaias 6.9,10.

Louvem a Deus por que vocês vêem e entendem, que isto coloque no coração de vocês um alerta vermelho e gere temor e tremor pelo Senhor e pela sua Palavra.

Não se esqueçam:

“Há um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem”: I Timóteo 2.5.

“Ninguém vem ao Pai se não for através de mim”: João 14.6.

“Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele servirás”: Mateus 4.10.

Ilustração – Preguinhos
Um homem estava na casa dele, quando alguém bateu na porta.

Ele foi ver quem era, e era Satanás....

Satanás disse para o homem:

- Posso colocar um preguinho na sua parede

O Pecado

O Pecado

Um dos temas centrais da Bíblia é o pecado. Êsse tema oferece-nos uma revisão da origem, natureza e consequências do pecado, e mostra-nos também a solução para o problema.

O pecado é:

A transgressão das leis de Deus

Pecamos e cometemos iniqüidades, procedemos impiamente, e fomos rebeldes, apartando-nos dos teus preceitos e das tuas ordenanças.Daniel 9:5

Porque antes da lei já estava o pecado no mundo, mas onde não há lei o pecado não é levado em conta. Romanos 5:13

Mas se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, sendo por isso condenados pela lei como transgressores. Tiago 2:9; 1João 3:4.

Injustiça –

Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. Êxodo 20:5

Tendo o Senhor passado perante Moisés, proclamou: Jeová, Jeová, Deus misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade;Êxodo 34:6

que usa de beneficência com milhares; que perdoa a iniqüidade, a transgressão e o pecado; que de maneira alguma terá por inocente o culpado; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração.Êxodo 34:7

;O Senhor é tardio em irar-se, e grande em misericórdia; perdoa a iniqüidade e a transgressão; ao culpado não tem por inocente, mas visita a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e a quarta geração. Números 14:18

não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam,Deuteronómio 5:9

se na terra aonde forem levados em cativeiro caírem em si, e se converterem, e na terra do seu cativeiro te suplicarem, dizendo: Pecamos e procedemos perversamente, cometemos iniqüidade;1 Reis 8:47

Se na terra para onde forem levados em cativeiro caírem em si, e se converterem, e na terra do seu cativeiro te suplicarem, dizendo: Pecamos, cometemos iniqüidade, procedemos perversamente;2 Crónicas 6:37

Ah, nação pecadora, povo carregado de iniqüidade, descendência de malfeitores, filhos que praticam a corrupção! Deixaram o Senhor, desprezaram o Santo de Israel, voltaram para trás. Isaías 1:4

E visitarei sobre o mundo a sua maldade, e sobre os ímpios a sua iniqüidade; e farei cessar a arrogância dos atrevidos, e abaterei a soberba dos cruéis. Isaias13:11

Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.Isaias53:6

Pois não saireis apressadamente, nem ireis em fuga; porque o Senhor irá diante de vós, e o Deus de Israel será a vossa retaguarda. 59:12

Todos os teus amantes se esqueceram de ti; não te procuram; pois te feri com ferida de inimigo, e com castigo de quem é cruel, porque é grande a tua culpa, e têm-se multiplicado os teus pecados. Jeremia 30:14.

Contravenção involuntária dos comandos de Deus –

Fala aos filhos de Israel, dizendo: Se alguém pecar por ignorância no tocante a qualquer das coisas que o Senhor ordenou que não se fizessem, fazendo qualquer delas; Levíitico 4:2,

Se toda a congregação de Israel errar, sendo isso oculto aos olhos da assembléia, e eles tiverem feito qualquer de todas as coisas que o Senhor ordenou que não se fizessem, assim tornando-se culpados; Levitico 4:13

e, posto o sol, então será limpo; depois comerá das coisas sagradas, porque isso é o seu pão. Levitico,22,27

podendo ele compadecer-se devidamente dos ignorantes e errados, porquanto também ele mesmo está rodeado de fraqueza. Hebreus 5:2.

Adultério e fornicação –

O homem que adulterar com a mulher de outro, sim, aquele que adulterar com a mulher do seu próximo, certamente será morto, tanto o adúltero, como a adúltera. Levítico 20:10

Mas agora vos escrevo que não vos comuniqueis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal nem sequer comais. 1 Coríntios 5:11

Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, I Coríntios 6:9

Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, Galatas 5:19

Mas a prostituição, e toda sorte de impureza ou cobiça, nem sequer se nomeie entre vós, como convém a santos, Efésios 5:3

Exterminai, pois, as vossas inclinações carnais; a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; Colossenses 3:5.

Relações lésbicas e homosexuais –

Não te deitarás com varão, como se fosse mulher; é abominação. Levítico 18:22

Se um homem se deitar com outro homem, como se fosse com mulher, ambos terão praticado abominação; certamente serão mortos; o seu sangue será sobre eles. Levítico 20:13

Pelo que Deus os entregou a paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural no que é contrário à natureza; Romanos 1:26

E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm; Romanos 1:28

nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.1 Coríntios 6:10

Participação em actividades ocúlticas

Não oferecerás a Moloque nenhum dos teus filhos, fazendo-o passar pelo fogo; nem profanarás o nome de teu Deus. Eu sou o Senhor Levítico 18:21

Mas se o primogênito for dum animal imundo, remir-se-á segundo a tua avaliação, e a esta se acrescentará a quinta parte; e se não for remido, será vendido segundo a tua avaliação. Levítico 20:27

Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos. Deuteronómio 18:9

Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os advinhadores; porém, quanto a ti, o Senhor teu Deus não te permitiu tal coisa. Deuteronômio 18:14

Não vos torneis, pois, idólatras, como alguns deles, conforme está escrito: O povo assentou-se a comer e a beber, e levantou-se para folgar. 1 Coríntios 10:7

Portanto, meus amados, fugi da idolatria. 1 Coríntios10:14

Mas que digo? Que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Ou que o ídolo é alguma coisa? 1 Coríntios 10:19

Antes digo que as coisas que eles sacrificam, sacrificam-nas a demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios. 1 Coríntios 10:20

Mas tenho contra ti que toleras a mulher Jezabel, que se diz profetisa; ela ensina e seduz os meus servos a se prostituírem e a comerem das coisas sacrifícios a ídolos; Apocalipse 2:20.

O amor ao dinheiro

E o que foi semeado entre os espinhos, este é o que ouve a palavra; mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e ela fica infrutífera. Mateus 13:22

Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no reino dos céus. Mateus 19:23

E outra vez vos digo que é mais fácil um camelo passar pelo fundo duma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus. Mateus 19-24

E disse ao povo: Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui. Lucas 12:15

Porque nada trouxe para este mundo, e nada podemos daqui levar; tendo, porém, alimento e vestuário, estarão com isso contentes? Mas os que querem tornar-se ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e na perdição. Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.1 Timóteo 6:7-10

pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios, 2 Timóteo 3:2

Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;Apocalipse 3:17.

Bebedeira e outras formas de vício –

O vinho é escarnecedor, e a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar não e sábio. Provérbios 20:1

Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne. Provérbios 23:20

Para quem são os ais? para quem os pesares? para quem as pelejas, para quem as queixas? para quem as feridas sem causa? e para quem os olhos vermelhos? Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando bebida misturada.

Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente.

No seu fim morderá como a cobra, e como o basilisco picará.

Os teus olhos verão coisas estranhas, e tu falarás perversidades.

o serás como o que se deita no meio do mar, e como o que dorme no topo do mastro.

E dirás: Espancaram-me, e não me doeu; bateram-me, e não o senti; quando virei a despertar? ainda tornarei a buscá-lo outra vez.

Para quem são os ais? para quem os pesares? para quem as pelejas, para quem as queixas? para quem as feridas sem causa? e para quem os olhos vermelhos? Provérbios 23:30 Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando bebida misturada. Provérbios 23:31 Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. Provérbios 23:32 No seu fim morderá como a cobra, e como o basilisco picará. Provérbios 23:33 Os teus olhos verão coisas estranhas, e tu falarás perversidades. Provérbios 23:34 o serás como o que se deita no meio do mar, e como o que dorme no topo do mastro. Provérbios 23:35 E diràs: Espancaram-me, e não me doeu; bateram-me, e não o senti; quando virei a despertar? ainda tornarei a buscá-lo outra vez.

Ai dos que se levantam cedo para correrem atrás da bebida forte e continuam até a noite, até que o vinho os esquente! Isaías 5:11

Ai dos que são poderosos para beber vinho, e valentes para misturar bebida forte; Isaías 5:22

Mas também estes cambaleiam por causa do vinho, e com a bebida forte se desencaminham; até o sacerdote e o profeta cambaleiam por causa da bebida forte, estão tontos do vinho, desencaminham-se por causa da bebida forte; erram na visão, e tropeçam no juizo. Isaías 28:7

Andemos honestamente, como de dia: não em glutonarias e bebedeiras, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e inveja. Romanos 13:13

. Mas agora vos escrevo que não vos comuniqueis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal nem sequer comais. 1 Coríntios 5:11

nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. 1 Coríntios 6:10

as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus. Galatas 5:21

E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito, Efésios 5:18

prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção; porque de quem um homem é vencido, do mesmo é feito escravo. 2 Pedro 2:19.

Negligência no cumprimento do dever

Portanto, tudo o que vos disserem, isso fazei e observai; mas não façais conforme as suas obras; porque dizem e não praticam. Mateus 23:3

Lucas 6:46 E por que me chamais: Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu vos digo? Lucas 6:47 Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante: Lucas 6:48 É semelhante ao homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala, e pôs os alicerces sobre a rocha; e vindo a enchente, bateu com ímpeto a torrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque tinha sido bem edificada. Lucas 6:49 Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a torrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa.

Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes. João 13:17

Se eu não viera e não lhes falara, não teriam pecado; agora, porém, não têm desculpa do seu pecado. João 15:22

Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Tiago 4:17.

Toda a acção condenada pela consciência

O servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites; Lucas 12:47

Respondeu-lhes Jesus: Se fosseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Nós vemos, permanece o vosso pecado. João 9:41

Se eu não viera e não lhes falara, não teriam pecado; agora, porém, não têm desculpa do seu pecado. João 15:22

Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nada é de si mesmo imundo a não ser para aquele que assim o considera; para esse é imundo. Romanos 14:14

Entretanto, nem em todos há esse conhecimento; pois alguns há que, acostumados até agora com o ídolo, comem como de coisas sacrificadas a um ídolo; e a sua consciência, sendo fraca, contamina-se. 1 Coríntios 8:7.

Toda a acção isenta de fé

Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque o que faz não provém da fé; e tudo o que não provém da fé é pecado. Romanos 14:23.

Pensamentos do coração não regenerado

Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente. Génesis 6:5

Sentiu o Senhor o suave cheiro e disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice; nem tornarei mais a ferir todo vivente, como acabo de fazer. Génesis 8:21

perversidade há no seu coração; todo o tempo maquina o mal; anda semeando contendas. Provérbios 6:14

Os desígnios dos maus são abominação para o Senhor; mas as palavras dos limpos lhe são aprazíveis Provérbios 15:26

Os seus pés correm para o mal, e se apressam para derramarem o sangue inocente; os seus pensamentos são pensamentos de iniqüidade; a desolação e a destruiçao acham-se nas suas estradas. Isaías 59:7

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer? Jeremias 17:9

Mas eles dizem: Não há esperança; porque após os nossos projetos andaremos, e cada um fará segundo o propósito obstinado do seu mau coraçao. Jeremias 18:12

E disse-me: Filho do homem, estes são os homens que maquinam a iniqüidade, e dão ímpio conselho nesta cidade; Ezequiel 11:2