sábado, 31 de maio de 2008

Tentação





I Coríntios 10.12-13

12 - Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.
13 - Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.

Costumamos sofrer na vida por escolhermos caminhos errados.
Aquilo que chamamos de pecado, errar o alvo é na verdade o resultado final de quando cedemos as tentações. E tentações são estímulos a fazer coisas consideradas erradas por Deus. Elas também variam de formas, pois as pessoas são tentadas em áreas diferentes, mas uma coisa é certa: todos nós somos tentados ou seremos tentados a fazer algo que não é bom.

A tentação não vem só para nós cristão, ela vem de maneira geral para todos os seres humanos. Talvez a grande tentação da nossa época seja a "sexual", devido ao insistente apelo que sofremos, afinal o desejo sexual está em todos nós. Há também os que tem sofrido mais com sua vida financeira por quererem lucros e prosperidade de maneira errada.

É importante saber que, todas as vezes que cedemos as tentações - independente das áreas de nossa vida - nós sofremos e acabamos por perder alguma coisa.Essa não é à vontade de Deus, Ele quer nos fazer felizes e suprir as nossas necessidades.
As tentações vêm geralmente em nossos momentos de fraqueza para trazer destruição. Por que as pessoas erram? Elas erram porque querem alcançar algo que até mesmo poderiam alcançar de maneira correta, mas acabam indo pelo caminho errado.

A tentação funciona pelo inimigo da seguinte forma: os sentimentos que temos - e que são lícitos - é aumentado de tal modo que acabam até por serem deturpados em nossa vida e o que era um sentimento normal passa a não ser mais. E em algum momento da sua vida você será tentado a fazer algo que não deveria fazer. Isso é do ser humano e sofrer tentações não é pecado, o erro é ceder a elas. Vejamos a Jesus, Ele foi tentado em tudo, mas não pecou.

Na verdade a tentação pode ser vencida, ela não é mais forte que nós, não está acima das nossas forças a ponto de não a resistirmos. Deus nos dá força maior para suportarmos e, sempre provê o escape. O escape seria como um caminho nas montanhas, um caminho estreito que Deus abre em meio às dificuldades.Tudo que plantamos na vida nós vamos colher. A Bíblia está repleta de casos de pessoas que perderam muitas coisas por cederem a tentações. Algumas conseqüências são o esfriamento espiritual e a cauterização do discernimento de certo e errado.
Algumas coisas que são importante de nós sabermos:
Não se julgue superior a ninguém.

Você não é juiz de nenhuma pessoa e se você vir alguém cair em tentação não deixe de vigiar a sua vida, pois cuidado quem está de pé par anão cair, qualquer um está sujeito a isso se não tomar cuidado. Às vezes achamos que nós jamais faremos tal erro quanto na verdade corremos o riso de fazer igual ou até pior. Também costumamos ser muito críticos na igreja, observamos demais os outros, precisamos olhar para que nós não sejamos condenados naquilo que falamos.

Aprenda a pedir ajuda em tempos de tentação.
Não há nada de vergonhoso nisso. E há mesmo momentos em nossa vida que somos mais tentados do que em outros. Além de vigiar, é importante saber recorrer a alguém de confiança nessas horas, a um irmão em Cristo para que ele possa te ajudar. Às vezes cedemos as tentações pela solidão, porque nos isolamos ou então até conversamos com alguém, mas não a pessoa apropriada, e esta acaba por nos ajudar a praticarmos o que deveríamos resistir. Não podemos ignorar que todos nós passaremos pelo "dia mal", dia este em que o diabo parece ficar o dia todo trabalhando para que caiamos.
Resista ao diabo e ele fugirá de você.

Para isto use a Palavra de Deus, declare-a e lembre das promessas de Deus. Por exemplo: "o salário do pecado é a morte".Fuja de certos tipos de tentação: idolatria, paixões da mocidade (sexo antes do casamento), do amor ao dinheiro (raiz de todo mal), ou seja, corra, dê no pé, caia fora. Deus quer que você aprenda a falar não, mas há certas tentações que precisamos passar longe, bem longe.

Ande com pessoas que amem a Deus.
Ande com o sábio e serás sábio. As más conversações corrompem o bom costume. Passe a se envolver com gente de oração, que são apaixonadas pelo Senhor Jesus.
Encha-se com o Espírito Santo.
Se você andar no Espírito terá forças para resistir as tentações quando elas vierem.
Tiago 1.13-14

13 -Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.

14 - Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
Deus não tenta a ninguém. Quando a gente comete um erro temos a tendência de colocar a culpa em alguém, até em Deus!
Deus não quer você fracasse, erre e escolha o mau caminho. Você pode vencer a tentação de qualquer área de sua vida.

Cada um é tentado quando atraído pelo seu próprio desejo. O diabo vai tentar cada um de maneira diferente. A primeira coisa que acontece quando somos tentados é termos um pensamento. Quando damos corda ao pensamento, somos atraídos por ele e começamos a procurar justificativas para eles, até sermos finalmente seduzidos a ponto de estarmos dispostos a pagar qualquer preço para conseguirmos o que desejamos.

O pecado tende a nos escravizar e a nos colocar num ciclo vicioso, onde é necessária uma libertação porque caso contrario será morte e prejuízo espiritual.Uma coisa é certa: o pecado gera morte. Se a Bíblia te fala que aquele é um caminho de morte, abandone este caminho porque Deus é mais sábio que você. Ele não quer que soframos, nós é que achamos que se cometermos certas coisas nada nos acontecerá, e isso é mentira.

Saiba que há momentos de enfrentar as tentações, mas também os de fugir dela. Aprenda, seja sábio, não se alimente com coisas que vão te levar a pecar. Olhe com quem você tem andado e cuidado com os lugares que freqüenta. Se determinadas coisas forem ruins para você...não faça!

Cuidado para não defraudar as pessoas, defraudar é despertar um desejo que não pode ser suprido. Por isso sejam cautelosos com as roupas que você veste (principalmente as mulheres), pois você pode estar estimulando a alguém a pecar, a ter pensamentos errados. E cuidado também com o que você fica olhando (principalmente os homens).
E não se esqueçam que toda tentação pode ser resistida.