segunda-feira, 7 de abril de 2008

VISÃO ESPIRITUAL

O Nascimento De Uma Visão

OBJETIVOS:

Após completar este capítulo você será capaz de:

• Definir “visão espiritual”.
• Explicar o processo de nascimento de uma visão espiritual.
• Comparar o nascimento espiritual de uma visão com o processo do nascimento natural.

VERSÍCULO-CHAVE:

“Onde não há visão, o povo perece” (Provérbios 29.18, tradução do inglês).

INTRODUÇÃO

A Bíblia declara em Provérbios 28.19, “onde não há visão, o povo perece”. A visão mencionada neste texto se refere a uma visão espiritual.

Visão espiritual produz direção. Providencia desafio e estrutura para a vida. Sem ela, o povo se torna espiritualmente morto. Desenvolver visão espiritual é o processo de reconhecer o propósito para o qual você foi trazido para o Reino de Deus. Neste capítulo, este desenvolvimento é chamado de “O Nascimento de uma Visão”.

POR QUE VISÃO ESPIRITUAL?

Por que visão espiritual é necessária? Por que o povo perece sem ela? A resposta é encontrada em um dos muitos exemplos bíblicos da visão espiritual. Leia a história do Profeta Eliseu e seu servo Geazi em 2 Reis 6.15-17.

O povo de Deus, Israel, estava cercado pelos inimigos da nação da Síria. Havia muitos soldados, cavalos e carros de guerra. Quando o servo de Eliseu, Geazi, viu a grande força do inimigo, ele temeu. Ele clamou a Eliseu, “O que nós faremos?” Eliseu disse-lhe: “Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles” (v.16).

Então Eliseu pediu a Deus para que abrisse os olhos de Geazi e permitisse-lhe ver o mundo espiritual. O pedido foi atendido e Geazi viu as forças espirituais de Deus rodeando Israel.

Neste exemplo, Deus realmente deixou Geazi ter uma visão espiritual com seus olhos naturais. Mas o ponto importante é que sem visão espiritual o povo de Deus não pode ver além das circunstâncias naturais da vida. Como Geazi, eles são derrotados pelos poderes do inimigo que vêem operar no mundo natural em volta deles. A visão deles está focalizada em seus problemas e suas vidas se tornam um ciclo de clamar “o que faremos?” Sem visão espiritual eles não podem ver e compreender o divino plano de Deus.

DESENVOLVENDO VISÃO ESPIRITUAL

Antes de nascer de novo, você estava cego pelo pecado. Através da salvação pelo sangue de Jesus sua cegueira básica foi curada. Agora, então, Deus quer desenvolver sua visão espiritual.

Este processo é um paralelo espiritual de um incidente no ministério de Jesus, como está registrado em Marcos 8.22-25. Este milagre foi uma cura física que Jesus operou durante Seu ministério terreno. Por que o primeiro toque de Jesus não curou o homem completamente? Jesus não tem todo o poder? Não era Ele o Filho do Deus vivo? Jesus estava providenciando um exemplo natural de uma verdade espiritual. Jesus quer tocar você espiritualmente assim como Ele fez naquela cura natural. Primeiro Ele quer limpar a cegueira básica do pecado em sua vida. Depois Ele quer desenvolver sua visão espiritual.