segunda-feira, 7 de abril de 2008

O QUE LEVA OS HOMENS AO ARREPENDIMENTO?



Visto que o arrependimento é um fundamento sobre o qual a fé cristã repousa, nós devemos compreender o que leva os homens ao arrependimento. Se você é responsável para espalhar a mensagem do arrependimento por todo o mundo, você deve saber como os homens são persuadidos para se arrependerem de suas obras mortas.

A BONDADE DE DEUS:

As bênçãos de Deus na vida de uma pessoa ímpia não podem ser confundidas com a aprovação de Deus para seu estilo de vida. A bondade de Deus é um dos modos do Senhor apelar aos homens para que se convertam à Ele (Romanos 2.4).

PREGAÇÃO:

A pregação da Palavra de Deus leva os homens ao arrependimento. A pregação de Jonas resultou na inteira cidade de Nínive se arrependendo (Mateus 12.41).

O CHAMADO DE CRISTO:

Conforme a Palavra de Deus é pregada, as pessoas ouvem e respondem ao chamado de Deus que leva ao arrependimento (Mateus 9.13).

DEUS, O PAI:

Jesus disse que ninguém poderia ver a Ele exceto se o Pai não o trouxer. Deus traz os homens ao arrependimento (João 6.44).

REPREENSÃO:

A repreensão leva os homens ao arrependimento. Repreensão é correção dada pela Palavra de Deus (Lucas 17.30).

TRISTEZA SEGUNDO DEUS:

Conforme você aprendeu, o arrependimento pode ser acompanhado por emoção. A emoção natural, sozinha, não é verdadeiro arrependimento, mas a emoção segundo Deus leva ao verdadeiro arrependimento (2 Coríntios 7.10).

COISAS ASSOCIADAS COM O ARREPENDIMENTO

A Bíblia identifica diversas coisas associadas com o arrependimento:

FÉ:

Fé para com Deus está associada com arrependimento. Ele é ouvido em Hebreus 6 como o segundo princípio fundamental da fé cristã. O arrependimento de obras mortas deve ser combinado com fé em Deus (Marcos 1.15; Atos 20.21).

Você aprenderá mais sobre a “fé em Deus” no próximo capítulo, quando estudarmos o segundo fundamento da fé cristã.

BATISMO:

O batismo deve acompanhar o arrependimento como um sinal exterior da mudança interior que ocorreu em você (Atos 3.19).

A doutrina dos batismos também será discutida neste curso como uma parte dos fundamentos mencionados em Hebreus 6.

OBRAS:

As obras do homem, que a Bíblia também chama de “fruto”, testifica se houve ou não verdadeiro arrependimento (Atos 26.20; Mateus 3.8).

Tanto “obras” quanto “frutos” se referem ao comportamento exterior que deve mudar após o verdadeiro arrependimento.

CONVERSÃO:

“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados” (Atos 3.19).

Desde que a conversão está relacionado ao arrependimento, você necessita compreender a conversão.

CONVERSÃO

Conversão significa “voltar”. Quando ela é usada em conexão com o arrependimento bíblico, ela significa “voltar-se do caminho errado para o caminho certo” (Lucas 1.16; Atos 9.35; Atos 11.21).

Conversão é voltar-se das trevas do pecado para a luz da justiça de Deus (Atos 26.18). É voltar-se do poder de Satanás para Deus (atos 26.18). É voltar-se das coisas mundanas para as coisas espirituais (Atos 14.15). É voltar-se dos falsos deuses para o verdadeiro e vivo Deus (1 Tessalonicenses 1.9).

A IMPORTÂNCIA DA CONVERSÃO

A conversão deve ser acompanhada de arrependimento. Você deve voltar-se do errado para o certo porque...

ISTO É NECESSÁRIO PARA ENTRAR NO REINO DE DEUS:

“E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus” (Mateus 18.3).

ISTO SALVA DA MORTE ESPIRITUAL:

“sabei que aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá multidão de pecados” (Tiago 5.20).

É NECESSÁRIO PARA O CANCELAMENTO DO PECADO:

Nosso pecado está escrito nos registros de Deus até que nos arrependamos e sejamos convertidos, então ele é cancelado (Atos 3.19).

.