segunda-feira, 7 de abril de 2008

O FILHO PRÓDIGO

O Filho Pródigo



Arrependimento e conversão são ilustrados melhor pela estória que Jesus contou sobre o filho pródigo. Leia a estória em Lucas 15.11-24. O jovem deixou seu pai e seu lar, foi para uma terra distante, e através do pecado gastou tudo que tinha.

Depois, este jovem reconheceu sua condição. Ele estava faminto, sozinho, em farrapos e trabalhando como alimentador de porcos. Então, ele tomou uma decisão importante. Ele disse, “levantar-me-ei e irei ter com meu pai”. Esta decisão interior resultou numa mudanças de suas ações exteriores. Ele voltou à casa do seu pai para pedir-lhe perdão.

ARREPENDIMENTO...A MUDANÇA DE MENTE:

Leia Lucas 15.17-19. O jovem reconheceu sua condição pecaminosa. Ele tomou uma decisão para ir até seu pai e arrepender-se de seu pecado. Isto é um exemplo de arrependimento, uma decisão da qual resulta em ações exteriores.

CONVERSÃO...AGINDO SOBRE A DECISÃO:

Lucas 15.20 registra como o rapaz levantou-se e deixou a velha vida e foi encontrar-se com seu pai para começar uma nova vida. Isto é conversão.

HOMENS PRÓDIGOS

Em sua condição pecaminosa, cada homem deve voltar-se para Deus como seu Pai e para o Céu como seu lar. Cada passo que ele dá para longe de Deus é um passo mais próximo da morte espiritual de eterna separação de Deus.

Há uma decisão maior para ser tomada. Ele deve “cair em si mesmo” e reconhecer sua condição espiritual. Ele deve tomar a decisão que resultará numa mudança e direção espiritual. Esta mudança na direção espiritual o converterá de seus pecados para Deus. Este é o primeiro passo em edificar um apropriado fundamento espiritual.

JUSTIFICAÇÃO E SALVAÇÃO

Há dois outros termos usados na Bíblia que se relaciona ao arrependimento. Estes termos são “justificação” e “salvação”. Deus é o juiz de toda a humanidade. Quando você está vivendo em “obras mortas” (pecado), você está condenado diante Dele (João 3.18-19).

Quando você se arrepende do pecado e toma a decisão de converter-se de seus caminhos pecaminosos, isto estabelece um relacionamento certo com Deus. Este relacionamento ou posição correta diante de Deus é “chamada” de “justificação” (Romanos 6.16-18).

As penalidades do pecado são morte física e espiritual. Quando Jesus morreu na cruz, Ele pagou a penalidade pelos pecados de toda a humanidade (2 Coríntios 5.21).

Se você creu que Jesus morreu por seus pecados, se arrependeu e o aceitou como Salvador, então você não experimentará a morte espiritual de eterna separação de Deus no inferno. Embora seu corpo físico possa morrer, você ressuscitará para a vida eterna.

Isto tornou-se possível através da morte e ressurreição de nosso Senhor Jesus. Você foi justificado ou colocado num relacionamento correto com Deus, por meio de Jesus Cristo (Romanos 3.24; 5.9; 5.1).

Quando você é justificado pelo arrependimento e por aceitar a Jesus Cristo como seu Salvador, você é salvo de uma vida de pecado e das penalidades do pecado (João 5.24).

Isto é o que significa ser salvo e é o que a Bíblia está falando quando o termo “salvação” é usado. É o desejo de Deus que todos os homens obtenham salvação ao invés de experimentarem a ira do julgamento de Deus por causa do pecado (1 Tessalonicenses 5.9-10a; João 3.16-17).

Por exemplo, arrependimento de obras mortas não pode ser separado da fé em Deus, que é o assunto do próximo capítulo.

Origem do Pecado: Lúcifer (Satanás)

Rebelou-se contra Deus

Ele levou o homem a pecar, o que resultou na Queda do Homem (Adão e Eva)

Isto resultou em:

Todos os homens herdarem a natureza básica do pecado e individualmente cometerem atos de pecado devido à esta natureza.

O Pecado leva a:

Morte Espiritual Morte Física

Na Cruz, Jesus pagou por estas penalidades, o que resultou na justificação do homem pecaminoso:

Arrependimento de obras mortas (uma decisão interior) que leva à Conversão (uma mudança exterior)que resulta na Justificação de um Homem Pecaminoso perante um Deus Justo e Salvação de uma Vida de Pecado e das Penalidades do Pecado